Buscar
  • Nayane Freitas

Lixo ou Resíduo? Reciclar ou Reaproveitar?

Lixo, resíduo e rejeito é tudo a mesma coisa? A grosso modo, pode até parecer, mas não são. Reconhecer melhor a diferença entre eles nos ajuda a tomar as decisões certas para geri-los de forma correta. Lixo é comumente usado para tudo aquilo que não possui mais valor e pode ser descartado. Mas este termo vem caindo em desuso diante das novas tecnologias e da preocupação com a sustentabilidade. Resíduo se refere a todo material que já foi descartado, mas que ainda pode ser reciclado ou reaproveitado. Já o Rejeito é todo resíduo que não pode ser utilizado para nenhuma função. Ou seja, não pode ser reciclado nem reaproveitado e seu destino é o aterro sanitário.


Reciclar um resíduo, é basicamente transformar suas propriedades físico-químicas e inseri-las em um novo processo produtivo gerando um novo produto útil. Alguns exemplos já bastante usuais no nosso país e que estão associados ao valor da matéria-prima são a reciclagem de aço, papel, alumínio, plástico, vidro e até mesmo produtos eletrônicos. No ambiente doméstico, a utilização de composteira é um ótimo exemplo de reciclagem. Os resíduos orgânicos gerados são inseridos em um novo ciclo e transformados em adubo que pode ser utilizado posteriormente na horta e/ou vasos de plantas ou até mesmo ser comercializado.


Para se Reaproveitar um resíduo, no entanto, não é necessário nenhum reprocessamento. Ele apenas ganha outras possibilidades de uso e pode sofrer apenas algumas alterações físicas, sem que haja necessidade de alterações químicas como no processo de reciclagem. Alguns exemplos são: uma balde que furou e perdeu sua função de reter água, pode ser reutilizado como um vaso de planta; pneus de carro já desgastados e perdeu sua função de segurança veicular pode ser reutilizado para fazer lixeiras; os vidros podem ser reaproveitados inúmeras vezes e de formas bem diversificadas; o papel pode ser reaproveitado como rascunho. Enfim, há inúmeras possibilidades que dependerá do tipo de resíduos e da criatividade para reaproveitá-los.


Reciclar ou reaproveitar são atitudes que contribuem de forma muito significativa para o meio ambiente e a sustentabilidade, diminuindo o uso de recursos naturais, aumentando a vida útil dos aterros sanitários e, consequentemente, reduzindo os gases de efeito estufa. Desta forma é de grande relevância conhecermos melhor nossos resíduos para que assim possamos ter mais autonomia para o gerenciamento correto, diminuir o desperdício e contribuir para um meio ambiente mais saudável.


Quais resíduos você recicla ou reaproveita no seu dia-a-dia? Compartilha conosco suas práticas e vamos espalhar as sementes da sustentabilidade ao nosso redor.




19 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo