Buscar
  • Nayane Freitas

Você está preparado para o trabalho de campo?

A maioria dos profissionais da área ambiental necessitam realizar algum tipo de trabalho de campo, com objetivo de levantar dados necessários a projetos ou estudos. Para quem ainda é novo na área ou não conhece muito bem como funciona a demanda do serviço, venho te contar que não é tão simples assim. Na verdade, é necessária uma boa organização para que um bom trabalho seja realizado. Pois uma coisa é certa, trabalhar “no mato” é estar pronto para enfrentar e driblar todo tipo de imprevistos.


O primeiro passo é ter um bom planejamento. Avaliar bem a metodologia aplicada e o local de objeto do seu trabalho (seja por meio de imagens de satélite ou sempre que possível com uma visita prévia), para a partir daí traçar uma linha de trabalho e programar a logística do campo. A logística consiste basicamente em avaliar os acessos para a área de estudo, definir quantos profissionais, auxiliares e dias serão necessários; e os materiais para execução do trabalho (aqui vale lembrar que é sempre bom levar uma quantidade de materiais excedente, para eventuais e possíveis perdas).


Trabalho de campo para Inventário Florestal

Alguns itens pessoais considerados essenciais , e que tem por objetivo a proteção e conforto dos profissionais são:

  • Equipamentos de proteção individual (EPI), como botas, perneiras, óculos, capacetes e luvas;

  • Protetor solar e repelente são muito importantes, bem como um chapéu ou boné, capa de chuva;

  • O calçado deve ser fechado e confortável (já que em muitos casos há de se andar longas distâncias a pé ).

  • Mangas compridas também são indicadas para se proteger de arranhões e picadas;

  • Água para hidratação e um lanche para recarregar as energias.

Um outro conselho bom, é sempre levar um antialérgico no bolso. Acredite, isso pode salvar vidas. Vá preparado para imprevistos e tenha bom senso para resolvê-los. Prepare-se para enfrentar dias de sol quente ou de chuva. Em alguns casos, um bom condicionamento físico pode te ajudar a estar preparado para caminhar bastante, subir morros e descer umas “pirambeiras”.


Tenha responsabilidade e não se esqueça que você está à trabalho. Tenha respeito e cuidado ao entrar em novos hábitats, ande com atenção e saiba que o ecossistema pode te oferecer diversos riscos, tais como animais peçonhentos. Não vá sozinho, pois em caso de acidentes é importante uma companhia para te ajudar. Esteja atento também para apreciar as belezas que só se vê na natureza.


Já romantizei muito o trabalho de campo antes de experienciar. Hoje, apesar de ainda estar iniciando, o vejo como um trabalho que exige muita responsabilidade e preparo, mas que também gera uma sensação de privilégio e gratidão por estar em contato direto com a natureza e desfrutar um pouco dos seus processos e beleza.

Você tem alguma experiência ou dica para compartilhar conosco sobre este assunto? Gostaríamos de te ouvir! No mais, te desejo um bom trabalho de campo!


Trabalho de campo para monitoramento de fauna.



73 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo