Buscar
  • Dra. Deise Miola

Qual o principal diferencial de um consultor ambiental?

Atualizado: Fev 8

Várias vezes fui questionada sobre qual característica eu considero um diferencial para um profissional de meio ambiente. Respondo sem hesitar: saber escrever! É claro que todo profissional de nível superior deveria sair da faculdade sabendo escrever muito bem, mas infelizmente essa não é a nossa realidade. Há muitos que, mesmo com pós graduação, sofrem para entregar um texto simples.


E por que isso é tão importante? Porque todo produto proveniente de uma consultoria ambiental é apresentado na forma de um estudo, um relatório, um projeto ou algum tipo de documento escrito. Saber expressar de forma lógica e coerente como seu trabalho foi realizado, quais os resultados observados, analisar cenários e prognósticos é essencial para crescer e se manter num mercado competitivo.


Você até pode ter uma boa comunicação verbal, redes de relacionamentos e saber convencer um potencial cliente a contratar os seus serviços. Mas não haverá sustentabilidade no seu negócio se você não desenvolver a habilidade básica e essencial da escrita.


E como se aprende escrever? A resposta é simples e com certeza você já ouviu algum professor de português falando sobre isso. A melhor forma de aprender a escrever é lendo. Lendo muito! Não existe fórmula mágica. Quem quer ser um bom profissional precisa ter a leitura como hábito. Não adianta ficar na desculpa do "não tenho tempo". Quem diz que não tem tempo para algo na verdade está dizendo que não tem aquilo como prioridade.


Se ser um bom profissional é uma prioridade para você, faça da leitura uma atividade diária, assim como escovar os dentes. Defina um horário para ler todos os dias e estabeleça metas. Selecione os livros técnicos que considera importante, mas leia também algo por prazer (romance, poesia, história em quadrinhos, qualquer coisa). Carregue uma leitura sempre consigo e não desperdice os 20 minutos na sala de espera do dentista ou no transporte público.


A leitura diária com certeza lhe ensinará muito mais do que simplesmente escrever melhor. E como se só isso não bastasse, saiba que a leitura é o principal hábito cultivado pelas pessoas mais ricas do mundo. Bill Gates, por exemplo, lê no mínimo 50 livros por ano (mais ou menos um livro por semana).


Eu leio pelo menos um livro não técnico por mês. Uma das coisas que me ajudou muito a criar essa frequência foi substituir programas de TV noturnos por leitura e a aquisição de um leitor de livros digitais. Embora seja possível ler e-books no celular e no tablet, os leitores específicos são mais agradáveis e não cansam a visão tão rápido. Além disso, eles são leves e cabem em qualquer bolsa. Escolha o que for melhor para você . O importante é começar e não parar mais.




46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram
  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2019 por Artemis Ambiental.