Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Capa da postagem

O profissional da biologia, em geral, costuma ser apaixonado pela profissão. Eu diria até que não se escolhe ser biólogo, você já nasce um. Pois é intrínseca a curiosidade e a vontade de entender e aprender os detalhes do funcionamento de cada tipo de vida existente no planeta. Pode ser até um tanto quanto romântica esta visão, mas ao conversar com um Biólogo, você pode perceber que essa paixão pela profissão é bem nítida na maioria dos casos. Mas, afinal, o que faz um biólogo?

Este profissional estuda todos os tipos de seres vivos, suas estruturas, origem, funções, distribuição das espécies pelo planeta, processos de reprodução, comportamento, relações entre espécies e o meio. Enfim, estuda e atua em todos os aspectos que envolvam todo tipo de vida. Assim, seu campo de atuação é bastante amplo, e em alguns casos, depois do curso o profissional escolhe uma área de atuação para se aprofundar, que pode ir de forma geral desde a saúde, meio ambiente, biotecnologia e educação.

A Resolução CFBio nº 227/2010 estabelece que o biólogo regularmente registrado poderá atuar em 88 áreas distintas, divididas em três grandes campos: 

  • Meio Ambiente e Biodiversidade; 

  • Saúde; 

  • Biotecnologia e Produção.

No Brasil, a profissão de Biólogo se tornou realidade no dia 03 de setembro de 1979, data da publicação da Lei nº 6.684 que regulamentou a atuação desse profissional. A partir de então, o dia 03 de setembro é reconhecido nacionalmente como o dia do Biólogo.

Diante das grandes crises ambientais, econômicas, sanitárias e humanitárias que estamos passando nos últimos tempos, a atuação do Biólogo se faz cada vez mais necessária. Independente de qual seja a área de atuação escolhida, o Biólogo, através do amplo conhecimento adquirido, aliado ao compromisso com a ética, busca soluções para um mundo melhor para TODOS os seres vivos e, consequentemente, para o planeta.

Juramento do Biólogo


“Juro pela minha fé e pela minha honra e de acordo com os princípios éticos do Biólogo, exercer as minhas atividades profissionais com honestidade, em defesa da vida estimulando o desenvolvimento Científico, Tecnológico e Humanístico com justiça e paz”.

Para mim, ser Bióloga é se encantar e querer aprender sempre mais sobre cada detalhe da natureza e sua diversidade de vidas existentes neste planeta. É respeitar a vida e lutar para um mundo melhor.


E para você? O que é ser Biólogo?




Nayane Freitas

Deise
Deise Miola

Veja Também

A Fragmentação do Meio Ambiente deve ser restaurada

A Fragmentação do Meio Ambiente deve ser restaurada

Neste texto, exploraremos o que é a fragmentação do meio ambiente, seus impactos ambientais devastadores e algumas estratégias para mitigar e resolver esse problema crescente.

Como Funciona a Economia Circular no Brasil?

Como Funciona a Economia Circular no Brasil?

A economia circular no Brasil atua como um caminho para um futuro sustentável.